Páscoa Data: 24/04/2025
Concurso de Máscaras da Junta de Freguesia do Feijó - 1° prémio - excursão Quinta dos Budas Data: 24/04/2025
Cantar Abril Data: 16/04/2025
No sábado, dia 12 de Abril, celebrámos os 51 anos do 25 de Abril, da liberdade e da democracia, através de uma das coisas mais bonitas que nos trouxe: a música enquanto arma e alegria de cantar em conjunto e sem censura.
Fomos muitos nesta tarde especial, meninos, pais, comunidade AIPICA.
Cantámos canções de Abril.
Demos voz à Liberdade
O Laço Azul Data: 15/04/2025
O Laço Azul Data: 15/04/2025
|
Creche J. Infância do Pragal Rua José Correia Pires - Quinta da Horta – Pragal, 2800 - 694 Almada
|
|
|
Sala da Creche |
Para crianças de 1 a 3 Anos
Capacidade para 12 crianças
Caracterização da Sala
Numa sala de creche é deveras importante que se crie um espaço amplo, com áreas espaçosas para o desenvolvimento das crianças.
A organização da sala deve ter em conta as necessidades específicas de cada idade, mas também deve seguir um critério totalmente flexível para poder acomodar o espaço para as diversas atividades diárias.
A criança dos 0 aos 2 anos necessita, principalmente, de um espaço concreto para o tempo de descanso e sono e outro para a limpeza e higiene pessoal. Mas também necessita de um espaço amplo e livre de móveis onde possa desenvolver as suas capacidades motoras e a sua ilusão por explorar, manipular, descobrir e estabelecer uma relação com os objetos.
No que diz respeito às crianças dos 2 aos 3 anos, estas necessitam de uma clara delimitação do espaço de trabalho e do espaço de jogo, no qual dentro dos mesmos, as diferentes áreas. É importante evitar zonas mortas e a interferência das distintas áreas, embora ao mesmo tempo, deva contemplar a possibilidade de mover o mobiliário menos pesado para os momentos de descanso e atividades coletivas.
O acolhimento das crianças é realizado na sala de baixo até à chegada das educadoras.
A Creche contempla diferentes espaços bastante amplos, tais como: uma sala para arrumação de materiais, uma sala de atividades, um corredor, uma casa de banho e um dormitório.
Na sala de arrumação encontram-se os materiais de desgaste das crianças, os cabides individuais de cada uma (identificados com os nomes das mesmas), uma mesa e três cadeiras, assim como diversas prateleiras de arrumação.
A área da higiene é composta por um móvel muda fraldas com prateleiras de arrumação, um móvel com banheira e chuveiro com prateleiras de arrumação, duas sanitas, três lavatórios e uma prateleira para arrumação dos copos para a água. Este espaço contempla uma janela com vista para o exterior, assim como, uma janela em vidro com vista para a sala de atividades e para o corredor.
O dormitório é composto por doze catres e um móvel para arrumação. Este espaço contempla uma janela com luz natural e com vista para o exterior.
A sala de atividades está organizada segundo diferentes áreas, tais como: a área da expressão plástica, a área da leitura / atividades de repouso, a área da casinha e a área dos jogos de mesa e de chão. Esta área da Creche contempla duas janelas com vista para o exterior.
A divisão do espaço em diferentes áreas de atividades promove o desenvolvimento das crianças, a nível motor, social e de pares.
O espaço reúne as condições necessárias para que a aprendizagem seja gradual e ao nível de cada criança.
Área da expressão plástica
Nesta área as crianças podem manipular diferentes e diversificados tipos de materiais, tendo um primeiro contato com distintas técnicas de trabalho.
Os materiais existentes nesta área são: uma mesa retangular, seis cadeiras, um móvel de apoio, lápis de cera, canetas de feltro e folhas.
Área da leitura / atividades de repouso
Nesta área as crianças têm ao seu dispor diferentes e diversificados livros, com os quais mantém os primeiros contatos com os códigos escritos e com imagens, aprendendo a manusear os livros e a respeitar os mesmos.
Neste mesmo espaço são contadas as histórias e cantadas diferentes músicas.
Nesta área existe um móvel quadrado com quatro prateleiras onde se encontram os livros, ao alcance das crianças, um tapete e duas almofadas cilíndricas gigantes para o conforto das crianças.
Área da casinha
Nesta área as crianças têm a oportunidade de desenvolver e desempenhar diferentes papéis sociais, podendo estes ser reais ou imaginários.
Recriam e mimam as cenas do quotidiano diário, importantes para a sua vida em sociedade. Nesta área podemos encontrar: uma cozinha, pratos, talheres, frutas, copos e uma cadeira de bebé e três bonecos.

Área dos jogos de mesa e jogos de chão
Nesta área as crianças podem realizar diferentes construções e jogos, realizando aprendizagens matemáticas, desenvolvendo a concentração, a memória, a partilha e a cooperação.
Os materiais existentes nesta área são: um móvel de apoio, legos pequenos, legos gigantes, puzzles de encaixe de madeira e carrinhos.

Rotina Diária
A organização do tempo da sala de Creche é realizada através de uma rotina diária, sendo esta organizada por diferentes horas e diferentes momentos do dia.
Deste modo, a sala de Creche tem a seguinte rotina diária:

Segundo Poste & Hohmann (2007) “Uma rotina é mais do que saber a hora que o bebé come, dorme, toma banho e se vai deitar. É também saber como as coisas são feitas… as experiências do dia-a-dia das crianças são as matérias-primas do seu crescimento.”. (p.193)
A rotina diária é organizada com o contributo das crianças e dos adultos, apesar de forma diferente. Se a atividade for pré-estruturada o contributo maior é do adulto, pois é este que a planeia enquanto se for delineada pelas crianças, considera-se uma ideia espontânea (pensada no momento).
As rotinas são deste modo, oportunidades únicas para o desenvolvimento da autonomia e socialização da criança. Assim, o educador aprende a responder a um horário personalizado de cada criança.
Quando os horários e as rotinas são bem entendidos pelas crianças, os benefícios para as mesmas são imensos.
O educador tem um papel muito importante na gestão do tempo, entre cada atividade, possibilitando à criança diferentes experimentações e interações. A criança deve então manter contato não só com os grupos pequenos, como com grupos grandes, com os adultos e consigo mesma.
Para Formosinho (1997) “Criar uma rotina diária é basicamente isto: fazer com que o tempo seja de experiências educacionais ricas e interacções positivas.”. (p.69)
A organização do tempo da rotina diária é muito importante para a criança, visto possibilitar que a mesma conheça os diferentes momentos do dia. Desta forma, a criança começa a gerir o seu tempo, entre cada momento da rotina, possibilitando-a de brincar em grupo e/ou sozinha. A criança mantém-se tranquila nas diferentes atividades propostas durante o dia, tornando-se independente do adulto.
A rotina diária para a educadora é um grande benefício, pois esta ajuda-a e facilita o seu trabalho, permitindo uma melhor organização de tempo, para a observação das crianças nas suas atividades e posteriormente fazer a sua avaliação.
Para a elaboração da rotina, a educadora deve ter em atenção a faixa etária do grupo e as suas capacidades, para que o seu trabalho tenha significado e seja produtivo para as crianças.
|
|
|
|