Páscoa Data: 24/04/2025
Concurso de Máscaras da Junta de Freguesia do Feijó - 1° prémio - excursão Quinta dos Budas Data: 24/04/2025
Cantar Abril Data: 16/04/2025
No sábado, dia 12 de Abril, celebrámos os 51 anos do 25 de Abril, da liberdade e da democracia, através de uma das coisas mais bonitas que nos trouxe: a música enquanto arma e alegria de cantar em conjunto e sem censura.
Fomos muitos nesta tarde especial, meninos, pais, comunidade AIPICA.
Cantámos canções de Abril.
Demos voz à Liberdade
O Laço Azul Data: 15/04/2025
O Laço Azul Data: 15/04/2025
|
Creche J. Infância Pão de Açúcar Praceta Capitães de Abril, nº10 Traseiras, Cova da Piedade, 2805 - 111 Almada
|
|
|
Sala Rosa |
A Creche surge como um novo contexto de desenvolvimento da criança, onde existe um ambiente acolhedor e dinamizador de aprendizagens, para que a criança se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa.
Sabemos que as experiências das crianças nos primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem. Estes terão um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro, uma vez que cuidados adequados durante a primeira infância trazem benefícios para a toda a vida!
Damos resposta a 15 crianças entre os dois e os três anos de idade.
Este é um grupo que se caracteriza por uma grande autonomia tendo em conta a idade e a experiência neste tipo de contexto, que gosta de se desafiar a diferentes níveis e que mantém uma grande abertura para novas aprendizagens. É uma característica desta faixa etária a criança oferecer resistência à educadora no tocante a respeitar regras sociais. Estas podem concretizar-se em tensões no seu quotidiano. Através do reforço, a criança acaba por compreender qual o seu papel.
No tocante às dinâmicas sociais que são estabelecidas entre pares, essas são marcadas pela afectividade e entreajuda assim como a aprendizagem que o grupo tem de concretizar na gestão de conflitos entre os seus elementos, situação explicada nesta fase devido ao egocentrismo que a grande maioria das crianças demonstram neste tipo de contextos.
As crianças do grupo e as suas principais necessidades: estas dizem respeito à aquisição da autonomia, assim como ao auto-conhecimento. No respeitante às diferentes competências e exploração dos cinco sentidos na compreensão do mundo real, às quais soma-se a necessidade de promover relações sociais securizantes com adultos e pares e compreender e aplicar algumas regras sociais importantes.
|
|
|
|