Ementa Take Away Data: 15/05/2018

Poderá fazer a sua encomenda ligando para o Desalmadamente (210 101 862). As encomendas deverão ser levantadas até às 17horas no Desalmadamente. Poderão trazer vasilhame de casa. A encomenda implica o pagamento de 50% do valor total da mesma.


Caminhada Solidária dos Pais Natais Data: 16/12/2017

Concentração e partida às 10h00 do ATL - AIPICA


Alimentação Infantil Data: 16/11/2017

Vimos por este meio informar todos os pais e encarregados de educação que irá decorrer uma sessão sobre Alimentação Infantil com a Nutricionista da Instituição.


Notícias Aipiquianas Data: 20/04/2015

Consulte a nossa agenda Aipiquiana para Abril 2015.


Desfile de Carnaval Data: 18/04/2015

- Viu a sua criança dançar no desfile de carnaval? -Sentiu a emoção da sua criança face à descoberta da reflexão sobre o tema que estava a representar? Tem a oportunidade de o fazer no próximo sábado dia 18 pelas 16.00 horas.


Queques do 25 Abril - faça já a sua encomenda Data: 16/04/2015

A primavera de 1974 trouxe-nos a liberdade almejada por todos. A AIPICA antecipando a festa de todos nós, prepara o seu famoso queque, neste caso para saborear sentindo que “a liberdade está a passar por aqui”...


Rota das Cerejas do Fundão Data: 07/06/2017

Dia 1 de Julho vamos no comboio da CP/Lazer, até ao vamos Fundão, fazer a “Rota das Cerejas do Fundão”.


Caminhada nas Arribas do Tejo Data: 10/04/2017

Visita ao Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver e o Museu do Sabão


Creche J. Infância do Pragal Pragal
 
Sala dos 3-5 anos (Sala de Baixo)
  • Para crianças dos 3 e 5 anos
  • Capacidade para 25 crianças
  • Pessoal Técnico: 1 Educadora (Sandra Pina Castro) e 2 Ajudantes de Ação Educativa (Isabel Morais e Neuza Loureiro).

  • Caracterização da Sala

    Numa sala de Jardim de Infância é muito importante que se crie um espaço amplo com áreas espaçosas para os pares se poderem desenvolver, criando assim um ambiente calmo, afetivo, harmonioso e desafiador para a criança. Estes são alguns dos fatores essenciais para um bom funcionamento e qualidade para esta faixa etária.

    Esta sala é muito ampla de forma retangular e tem apenas uma janela e uma porta de vidro.

    A divisão deste espaço em diferentes áreas de atividades promove o desenvolvimento de papéis sociais, relações interpessoais e formas de interação. Este tipo de espaços é uma condição necessária para que a aprendizagem ativa seja um apoio essencial das aprendizagens curriculares, e é também, uma forma de desenvolver a inteligência e a construção do conhecimento. É neste ambiente que todas as atividades são da responsabilidade de todos, quer dos adultos ou das crianças que têm o poder de decisão sobre novos materiais, novas áreas ou reorganização destas.

    Todo o material existente na sala está ao alcance das crianças. O acolhimento das mesmas é feito nesta sala até á chegada das Educadoras. Durante a manhã decorrem as atividades, depois a sala transforma-se em dormitório para as crianças que estão autorizadas a dormir pelo encarregado de educação.

    É na arrecadação que são arrumadas as camas onde as crianças dormem e também outro tipo de material de desgaste.

    Este espaço está organizado tendo em conta as seguintes necessidades das crianças: afetivas; autonomia; movimento e socialização.

    A sala de baixo é composta por uma arrecadação e uma casa de banho para as crianças e está dividida por 4 áreas sendo elas:
    - Área da expressão plástica;
    - Área da casinha
    - Área das atividades de repouso;
    - Área dos jogos de chão e de mesa.

    Área da Expressão plástica

    Nesta área podemos manipular vários tipos de materiais, experimentando diferentes técnicas de trabalho, desenvolvendo funções de coordenação óculo-manual, favorecendo a motricidade fina exercitando assim a criatividade das crianças.

    Os materiais existentes nesta área são os seguintes: 5 mesas, 23 cadeiras, 1 móvel de apoio a lápis, canetas, lápis de cera, folhas, frascos,1 móvel de apoio a tintas e cartolinas, papel manteiga e outros materiais.



    Nesta área podemos desempenhar papéis sociais, reais e imaginários, realizar jogos simbólicos de imitação e de representação do real e do imaginário. Aqui experimentamos e recriamos as cenas do quotidiano, determinantes na nossa sociedade.

    Os materiais existentes nesta área são: 1 mesa, 3 cadeiras, 1 cadeira de bebé, 1 banheira, 1 cama parque, 4 bonecas,1 panda em boneco,1 móvel grande, 2 móveis pequenos, 1 fogão, pratos, talheres, copos,1 fruteira de plástico com frutas.



    Área das Atividades de repouso

    Nesta área as crianças podem utilizar os livros tanto na manta como na mesa familiarizando-se com os códigos escritos e pictóricos da comunicação.

    Aqui também ouvimos e contamos histórias, cantamos, dizem-se lengalengas, comunicamos uns com os outros pondo muitas vezes a imaginação a trabalhar.

    Aprendemos a ouvir e a sermos ouvidos com atenção respeitando os outros. Falamos sobre o tempo, em que dia da semana estamos, dizemos as cores, contamos os números e marcamos as presenças.

    A criança aprende a manusear o livro com regras pois sabe que para se ver não é preciso estragar. Através das imagens esta aprende a contar uma história á sua maneira desenvolvendo a sua imaginação e o diálogo.

    Nesta área existe um móvel de suporte para livros com pequenas, médias e grandes histórias. Todos os livros estão ao alcance das crianças.



    Área dos jogos de mesa e de chão

    Nesta área podemos jogar com materiais disponíveis existentes no móvel de apoio, aprendendo noções de matemática, regras de cooperação, desenvolvendo a atenção e a memória.

    Os materiais existentes nesta área são: 1 mesa redonda de apoio, 5 cadeiras,1 móvel de apoio para os jogos de mesa, 1 tapete, 1 arca com jogos, 1 móvel com carrinhos, bonecos e outros.



    Rotina Diária

    A estabilização de uma estrutura organizativa – uma rotina educativa – proporciona a segurança indispensável para o investimento cognitivo das crianças. Há, porém, dias em que tudo se subverte. Certas ocorrências são tão significativas para a vida do grupo, que se impõe de vez em quando, quebrar a agenda de trabalho para assegurar o valor formativo dessas ocorrências, sejam elas a preparação das festas, a organização de uma visita, etc... A rotina, sendo flexível, é suscetível de ser alterada sempre que necessário. Ao longo do dia é distribuída da seguinte forma:

    Acolhimento

    O acolhimento é feito com as todas as crianças da Unidade Educativa no mesmo espaço. É um momento decisivo, já que a experiência positiva ou negativa vivenciada durante este período vai influenciar a integração da criança.


    Período das refeições (Merenda/ Almoço e Lanche)

    Os períodos das refeições são feitos no refeitório comum às duas salas de pré escolar. Tentamos que sejam momentos agradáveis para todos os envolvidos. Durante as refeições, os adultos encorajam as crianças a desenvolver competências motoras, psicomotoras e autonómicas, assim como a apreciar diferentes tipos de comida e utilizar os diferentes utensílios.

    Tempo dos cuidados corporais

    Neste momento, tentamos integrar os cuidados de higiene corporal e oral. As crianças, gradativamente, devem tomar consciência da importância destes gestos que devem fazer parte do seu quotidiano e que são importantes para a sua saúde.

    Momentos de Descanso

    Os momentos de descanso têm lugar na sala de baixo. O repouso/sesta é realizado em função da necessidade e ritmo biológico de cada criança, sendo promovidos momentos de descanso confortáveis e relaxantes para as crianças.
    As crianças que não tem necessidade de descansar, ficam na sala de cima, realizando atividades pré estabelecidas.


    Tempo de escolha livre

    Supervisionadas pela educadora e ajudantes, são promovidas atividades que visam desenvolver as habilidades cognitivas (inteligência), psicomotoras (vivências corporais) e a linguagem.

    Tempo de Grande Grupo

    Este é um momento de socialização onde podemos conversar, cantar, tomar decisões, ouvir/ contar e inventar histórias. Estão sempre dois adultos presentes na sala, o que permite uma maior interação entre as crianças e os adultos.


    AIPICA - Associação de Iniciativas Populares para a Infância dio Concelho de Almada
    Sede: (+351) 212 723 426 | Fax: (+351) 212 723 426 | Email: info@aipica.pt