Manifestação da AIPICA. As nossas crianças foram para a rua gritar: Viva o 25 de Abril!
Data: 23/04/2024
E fizeram-no em várias línguas: português, inglês, hindi, ucraniano, russo, mandarim, nepalês. Na manhã de sábado, dia 20 de abril, as crianças, famílias, trabalhadoras e dirigentes da AIPICA juntaram-se numa grande manifestação de celebração dos 50 anos do 25 de Abril, no Parque Comandante Júlio Ferraz, em Almada.
Foram chegando aos poucos e depressa se tornaram muitos: as famílias com as suas crianças, as trabalhadoras e os dirigentes da AIPICA – Associação das Iniciativas Populares para a Infância do Concelho de Almada – que encheram o parque urbano de Almada de cor, alegria e cartazes com desenhos das crianças alusivos ao 25 de Abril, em que as palavras liberdade, paz, pão, habitação, saúde, educação, democracia e trabalho se conjugaram nas várias línguas faladas pelos meninos que frequentam as 11 unidades educativas da AIPICA.
Durante as últimas semanas, o 25 de Abril foi o tema trabalhado nas salas de creche e pré-escolar da AIPICA com as crianças e com as suas famílias, que, convidadas a participar na manifestação que no dia 20 de abril juntaria toda a AIPICA no parque urbano de Almada, aceitaram o convite e fizeram acontecer esta coisa bonita que foi ter tanta gente unida a dar vivas ao 25 de Abril. A revolução que devolveu a liberdade e a democracia ao nosso país e esteve na origem da AIPICA, que nasceu da vontade popular de dar às mulheres, mães trabalhadoras, a possibilidade de trabalharem sabendo que os filhos estavam entregues e bem entregues.
Desfilámos pelo Parque Comandante Júlio Ferraz, gritámos “25 de Abril Sempre, Fascismo Nunca Mais”, cantámos a Grândola, Vila Morena, o E Depois do Adeus, A Liberdade, a Gaivota e tantas outras canções de Abril e sobretudo estivemos juntos, numa iniciativa única, que nos encheu de orgulho e esperança.
VIVA O 25 DE ABRIL!
|