Caminhada Solidária dos Pais Natais Data: 16/12/2017

Concentração e partida às 10h00 do ATL - AIPICA


Alimentação Infantil Data: 16/11/2017

Vimos por este meio informar todos os pais e encarregados de educação que irá decorrer uma sessão sobre Alimentação Infantil com a Nutricionista da Instituição.


Festa de Final de Ano lectivo e a Entrega de Diplomas aos Finalistas Data: 12/06/2017

Cumprindo a tradição toda a família da AIPICA vai festejar o final de mais um ano lectivo com diversas actividades lúdicas e apresentações de todas as Unidades Educativas, culminando num “Arraial Solidário”.


Notícias Aipiquianas Data: 20/04/2015

Consulte a nossa agenda Aipiquiana para Abril 2015.


Desfile de Carnaval Data: 18/04/2015

- Viu a sua criança dançar no desfile de carnaval? -Sentiu a emoção da sua criança face à descoberta da reflexão sobre o tema que estava a representar? Tem a oportunidade de o fazer no próximo sábado dia 18 pelas 16.00 horas.


Queques do 25 Abril - faça já a sua encomenda Data: 16/04/2015

A primavera de 1974 trouxe-nos a liberdade almejada por todos. A AIPICA antecipando a festa de todos nós, prepara o seu famoso queque, neste caso para saborear sentindo que “a liberdade está a passar por aqui”...


Rota das Cerejas do Fundão Data: 07/06/2017

Dia 1 de Julho vamos no comboio da CP/Lazer, até ao vamos Fundão, fazer a “Rota das Cerejas do Fundão”.


Caminhada nas Arribas do Tejo Data: 10/04/2017

Visita ao Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver e o Museu do Sabão


Creche J. Infância do Pragal Pragal
 
Sala dos 3-5 anos (Sala de Cima)
  • Para crianças dos 3 e 5 anos
  • Capacidade para 20 crianças
  • Pessoal Técnico: 1 Educadora (Helena Barreira) e 2 Ajudantes de Ação Educativa (Paula Araújo e Isabel Almeida).

  • Caracterização da Sala

    A organização do espaço, da sala de actividades teve por base a criação de oportunidades de manipulação, experimentação, recriação e descoberta realizadas individualmente, em pares, em pequeno ou grande grupo.


    Área da Casinha

    A finalidade desta área é auxiliar a criança a simular e desempenhar papéis sociais, representar pessoas e acontecimentos que observam à sua volta, experimentar o faz-de-conta, expressar os seus pensamentos e sentimentos, vivenciar o jogo dramático colectivo e individual. Apetrechámos este espaço com bonecas, roupinhas e utensílios de cozinha. Assim poderão manipular estes materiais e dar lugar a brincadeiras de faz-de-conta e a dramatizações.




    Área do Sossego e da Leitura

    As crianças encontram disponíveis livros (comprados, emprestados ou feitos por elas), enciclopédias, catálogos, lista telefónica, revistas, jornais, etc...Como é uma das áreas mais repousante, a criança pode ver livros, ouvir histórias, interpretar as imagens dos livros e criar as suas próprias histórias.

    Nesta área, as crianças cantam, ouvem histórias ou conversam sobre temas importantes para elas. Além disso, fazem a planificação da sua manhã, expressando as suas intenções sobre o que gostariam de fazer e qual a área de interesse para onde pretendem ir brincar.



    Área da Arte

    A finalidade desta área é possibilitar à criança o contacto e a manipulação de diferentes materiais, sendo um espaço para expressar-se através de seus desenhos, pinturas, esculturas, etc...Neste espaço, existem folhas de papel de vários tamanhos e cores, revistas, lápis de cor, lápis de cera, canetas de feltro (finas e grossas), pincéis, aventais, tintas, colas, tesouras e muito material passível de ser reutilizado




    Área dos Jogos

    É uma área com «puzzles», jogos e materiais de manipulação. Aqui tem oportunidade de brincarem sozinhos ou com amigos. Algumas crianças utilizam os jogos para os fins que lhes estavam destinados, outras inventam os seus próprios jogos com base nos mesmos.




    Rotina Diária

    A estabilização de uma estrutura organizativa – uma rotina educativa – proporciona a segurança indispensável para o investimento cognitivo das crianças. Há, porém, dias em que tudo se subverte. Certas ocorrências são tão significativas para a vida do grupo, que se impõe de vez em quando, quebrar a agenda de trabalho para assegurar o valor formativo dessas ocorrências, sejam elas a preparação das festas, a organização de uma visita, etc...A rotina, sendo flexível, é susceptível de ser alterada sempre que necessário. Ao longo do dia é distribuída da seguinte forma:

    Acolhimento

    O acolhimento é feito com as todas as crianças da Unidade Educativa no mesmo espaço. É um momento decisivo, já que a experiência positiva ou negativa vivenciada durante este período vai influenciar a integração da criança.

    Período das refeições (Merenda/ Almoço e Lanche)

    Os períodos das refeições são feitos no refeitório comum às duas salas de pré-escolar. Tentamos que sejam momentos agradáveis para todos os envolvidos. Durante as refeições, os adultos encorajam as crianças a desenvolver competências motoras, psicomotoras e autonómicas, assim como a apreciar diferentes tipos de comida e utilizar os diferentes utensílios.

    Tempo dos cuidados corporais

    Neste momento, tentamos integrar os cuidados de higiene corporal e oral. As crianças, gradativamente, devem tomar consciência da importância destes gestos que devem fazer parte do seu quotidiano e que são importantes para a sua saúde.

    Momentos de Descanso

    Os momentos de descanso têm lugar na sala dos 3-4 anos. O repouso/sesta é realizado em função da necessidade e ritmo biológico de cada criança, sendo promovidos momentos de descanso confortáveis e relaxantes para as crianças.
    As crianças que não tem necessidade de descansar, ficam na sua sala, realizando actividades pré-estabelecidas.

    Tempo de escolha livre

    Supervisionadas pela educadora e ajudantes, são promovidas actividades que visam desenvolver as habilidades cognitivas (inteligência), psicomotoras (vivências corporais) e a linguagem.

    Tempo de Grande Grupo

    Este é um momento de socialização onde podemos conversar, cantar, tomar decisões, ouvir/ contar e inventar histórias. Estão sempre dois adultos presentes na sala, o que permite uma maior interação entre as crianças e os adultos.


    O ano letivo começou há pouco tempo. Já fiz novas amizades e divirto-me muito!



    AIPICA - Associação de Iniciativas Populares para a Infância dio Concelho de Almada
    Sede: (+351) 212 723 426 | Fax: (+351) 212 723 426 | Email: info@aipica.pt