Caminhada Solidária dos Pais Natais Data: 16/12/2017

Concentração e partida às 10h00 do ATL - AIPICA


Alimentação Infantil Data: 16/11/2017

Vimos por este meio informar todos os pais e encarregados de educação que irá decorrer uma sessão sobre Alimentação Infantil com a Nutricionista da Instituição.


Festa de Final de Ano lectivo e a Entrega de Diplomas aos Finalistas Data: 12/06/2017

Cumprindo a tradição toda a família da AIPICA vai festejar o final de mais um ano lectivo com diversas actividades lúdicas e apresentações de todas as Unidades Educativas, culminando num “Arraial Solidário”.


Notícias Aipiquianas Data: 20/04/2015

Consulte a nossa agenda Aipiquiana para Abril 2015.


Desfile de Carnaval Data: 18/04/2015

- Viu a sua criança dançar no desfile de carnaval? -Sentiu a emoção da sua criança face à descoberta da reflexão sobre o tema que estava a representar? Tem a oportunidade de o fazer no próximo sábado dia 18 pelas 16.00 horas.


Queques do 25 Abril - faça já a sua encomenda Data: 16/04/2015

A primavera de 1974 trouxe-nos a liberdade almejada por todos. A AIPICA antecipando a festa de todos nós, prepara o seu famoso queque, neste caso para saborear sentindo que “a liberdade está a passar por aqui”...


Rota das Cerejas do Fundão Data: 07/06/2017

Dia 1 de Julho vamos no comboio da CP/Lazer, até ao vamos Fundão, fazer a “Rota das Cerejas do Fundão”.


Caminhada nas Arribas do Tejo Data: 10/04/2017

Visita ao Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver e o Museu do Sabão


Creche J. Infância Pão de Açúcar Cova da Piedade
 
Sala Verde
Damos resposta diariamente a 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos de idade, sendo a valência da sala de Jardim de Infância.
A sala tem o espaço dividido em áreas, permitindo à criança uma fácil visualização do espaço geral e das diferentes hipóteses de trabalho que cada espaço possibilita.
Os vários espaços da sala, nomeadamente a área do tapete, a área da casinha, a área dos livros, a área dos blocos e brinquedos, a área da dramatização, a área das mesas, onde se desenvolvem os trabalhos das artes e da escrita, são demarcados de forma clara e visível, com recurso a móveis baixos e divisórias, tendo sempre em consideração que o espaço final deverá resultar num espaço amplo onde as crianças se possam movimentar à vontade, interagir socialmente ou simplesmente optar por estarem sozinhas numa área mais privada.
É tudo, de modo natural, associado às necessidades de conforto e de segurança física e psicológica das crianças.
É nesta fase que se adquirem as estruturas mentais e emocionais que a criança irá necessitar posteriormente para todo o seu percurso escolar e para a sua vida futura.
Temos como objectivos principais:

EDUCAR...
• A autoestima, para que as crianças gostem delas próprias e confiem em si mesmas;
• O raciocínio, estimulando-as a pensar nas pessoas e nas coisas que as rodeiam e daí deduzir os conceitos;
• A identidade, para que sejam capazes de aceitar os desafios da vida e enfrentar todas as suas situações, sendo capazes de tomar decisões guiadas sempre pelo auto-domínio;
• Os valores, para que aceitem e respeitem a diferença como uma mais-valia, sejam construtores de paz e justiça, experimentando o valor e a alegria da solidariedade.

Tudo isto em liberdade, para que sejam capazes de respeitar a liberdade dos outros e com a preocupação de desenvolver o seu potencial de sensibilidade, imaginação e inteligência na curiosidade sã e benéfica pela natureza que os rodeia.



AIPICA - Associação de Iniciativas Populares para a Infância dio Concelho de Almada
Sede: (+351) 212 723 426 | Fax: (+351) 212 723 426 | Email: info@aipica.pt