Ementa Take Away Data: 15/05/2018

Poderá fazer a sua encomenda ligando para o Desalmadamente (210 101 862). As encomendas deverão ser levantadas até às 17horas no Desalmadamente. Poderão trazer vasilhame de casa. A encomenda implica o pagamento de 50% do valor total da mesma.


Caminhada Solidária dos Pais Natais Data: 16/12/2017

Concentração e partida às 10h00 do ATL - AIPICA


Alimentação Infantil Data: 16/11/2017

Vimos por este meio informar todos os pais e encarregados de educação que irá decorrer uma sessão sobre Alimentação Infantil com a Nutricionista da Instituição.


Notícias Aipiquianas Data: 20/04/2015

Consulte a nossa agenda Aipiquiana para Abril 2015.


Desfile de Carnaval Data: 18/04/2015

- Viu a sua criança dançar no desfile de carnaval? -Sentiu a emoção da sua criança face à descoberta da reflexão sobre o tema que estava a representar? Tem a oportunidade de o fazer no próximo sábado dia 18 pelas 16.00 horas.


Queques do 25 Abril - faça já a sua encomenda Data: 16/04/2015

A primavera de 1974 trouxe-nos a liberdade almejada por todos. A AIPICA antecipando a festa de todos nós, prepara o seu famoso queque, neste caso para saborear sentindo que “a liberdade está a passar por aqui”...


Rota das Cerejas do Fundão Data: 07/06/2017

Dia 1 de Julho vamos no comboio da CP/Lazer, até ao vamos Fundão, fazer a “Rota das Cerejas do Fundão”.


Caminhada nas Arribas do Tejo Data: 10/04/2017

Visita ao Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver e o Museu do Sabão


Creche J. Infância Pão de Açúcar Cova da Piedade
 
Sala Rosa
A Creche surge como um novo contexto de desenvolvimento da criança, onde existe um ambiente acolhedor e dinamizador de aprendizagens, para que a criança se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa.

Sabemos que as experiências das crianças nos primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem. Estes terão um verdadeiro impacto no seu desenvolvimento futuro, uma vez que cuidados adequados durante a primeira infância trazem benefícios para a toda a vida!
Damos resposta a 15 crianças entre os dois e os três anos de idade.

Este é um grupo que se caracteriza por uma grande autonomia tendo em conta a idade e a experiência neste tipo de contexto, que gosta de se desafiar a diferentes níveis e que mantém uma grande abertura para novas aprendizagens. É uma característica desta faixa etária a criança oferecer resistência à educadora no tocante a respeitar regras sociais. Estas podem concretizar-se em tensões no seu quotidiano. Através do reforço, a criança acaba por compreender qual o seu papel.

No tocante às dinâmicas sociais que são estabelecidas entre pares, essas são marcadas pela afectividade e entreajuda assim como a aprendizagem que o grupo tem de concretizar na gestão de conflitos entre os seus elementos, situação explicada nesta fase devido ao egocentrismo que a grande maioria das crianças demonstram neste tipo de contextos.

As crianças do grupo e as suas principais necessidades: estas dizem respeito à aquisição da autonomia, assim como ao auto-conhecimento. No respeitante às diferentes competências e exploração dos cinco sentidos na compreensão do mundo real, às quais soma-se a necessidade de promover relações sociais securizantes com adultos e pares e compreender e aplicar algumas regras sociais importantes.



AIPICA - Associação de Iniciativas Populares para a Infância dio Concelho de Almada
Sede: (+351) 212 723 426 | Fax: (+351) 212 723 426 | Email: info@aipica.pt